Partiu, pois, Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Besor, onde os que ficaram atrás pararam. E seguiu-os Davi, ele e os quatrocentos homens, pois que duzentos homens ficaram atrás, por não poderem, de cansados que estavam, passar o ribeiro de Besor.
(I Samuel 30:9-10)
A vida é uma jornada longa, onde travamos verdadeiras batalhas todos os dias, nos mais variados aspectos, seja para alcançar nossos projetos de vida que naturalmente traçamos, seja para lutar pela sobrevivência, quando nos deparamos com alguma enfermidade grave, seja para lutar em favor de nossa família, filhos, cônjuge, a fim de preservá-los das ciladas e mazelas deste mundo. Enfim, esta jornada chamada "vida" nos reserva muitas surpresas, umas agradáveis, outras nem tanto.
Davi e seus guerreiros viveram dias assim, dias de guerra travada, com inimigos se levantando por todos os lados. Por um lado ele era perseguido pelos de sua própria nação (Saul), que queria matá-lo, e por outro lado pelos inimigos de Israel. Davi e seus companheiros voltavam de uma dessas batalhas, e caminharam muito, desde o norte de Israel até Ziclague, uma longa jornada de três dias. Quando chegaram nos seus lares uma desagradável surpresa: tudo destruído. O inimigo, os Amalequitas, covardes, atacaram pela retaguarda. Tinha aproveitado uma brecha, pois sabiam que Davi e os homens de guerra estavam longe, arrebataram os indefesos - mulheres e crianças levados cativos - e a cidade queimaram a fogo.
Aqueles homens choraram amargamente ao ver tanta destruição, ao ver pessoas queridas distantes, cativas, sem mesmo ter a certeza de que estavam vivas ou se as veriam novamente. Era tamanha amargura, de tal forma que não houve neles mais força para chorar (verso 4). Eram pessoas como nós, com sonhos, com expectativas, projetos de vida, e que viram num momento, de forma repentina, tudo cair por terra, a família estava destruída. Essa vida nos surpreende, não é mesmo? Quantas vezes nos frustamos com situações nas quais somos pegos de surpresa, quando o desemprego bate a porta, quando um filho é levado cativo pelas drogas, quando uma enfermidade grave se levanta no seio familiar, quando o casamento está ameaçado? Talvez você possa estar se sentindo assim, puseram fogo nos seus sonhos, nas suas expectativas, você perdeu a esperança, e sua alma encontra-se em tanta amargura que nem mesmo forças lhe restam para chorar tantas derrotas, você acha que a vida é assim e para você não tem mais jeito.
Amigo, antes de mais nada você precisa saber do seguinte: a sua cidade não pode ficar desguarnecida. Jesus em Lucas 12:39 diz "...se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa". Os amalequitas foram oportunistas porque não havia quem guardasse Ziclague, e Davi estava longe. Davi na tipologia bíblica representa a pessoa do Senhor Jesus, e de igual forma, você não pode ficar longe da proteção que Ele tem pra você. Sem Ele você também está exposto a fúria daquele que não quer o bem da sua alma, daquele que quer te derrotar em todos os aspectos da sua vida. E aprenda isso: a pior derrota que você pode ter é perder a oportunidade de passar a eternidade com Ele, Jesus. Aqueles homens ainda quiseram apedrejá-lo (verso 6), porque o tinham por culpado daquela destruição toda. E quantas vezes você já culpou a Deus porque nada dá certo pra você? A vida tem sido injusta contigo. Como se a culpa fosse mesmo de Deus, mas você não deixa Ele fazer parte da sua vida, você mesmo toma as suas decisões, você é auto-suficiente, você é senhor de si mesmo, quando Ele deveria governar a sua vida e ser o seu Senhor. As vezes é necessário passarmos por situações como a de Ziclague para entendermos que nem tudo está sob nosso governo, e aprendermos que é necessário confiar em Deus.
Aqueles homens então se colocam a disposição de Davi para livrar seus familiares, e Davi ao buscar a direção de Deus parte com seiscentos companheiros atrás dos Amalequitas. Aqueles homens porém vinham de uma longa jornada de três dias de caminhada, não haviam parado para descansar, e logo partiram para mais uma caminhada por volta de 25 quilômetros ao sul até chegarem ao ribeiro de Besor. Certamente eles estavam exaustos, não havia mais forças para prosseguir, não havia mais forças para guerrear. É provável que muitos não manifestaram isso durante a caminhada, mas guardavam em seu interior todo esse esgotamento. Então duzentos deles, os cansados, ficaram no ribeiro de Besor, mas Davi subiu à batalha para resgatar não somente a sua própria família, mas também a daqueles que ficaram descansando no ribeiro de Besor, e o verso 18 e 19 diz que ele livrou "tudo quanto tomaram os amalequitas" e "ninguém lhes faltou, desde o menor até o maior, e até os filhos e as filhas; e também desde o despojo até tudo quanto lhes tinha tomado, tudo Davi tornou a trazer".
Os problemas desta vida cansam, não é mesmo? Você corre, luta, se esforça contra tantas coisas, tantas adversidades, e essa luta cansa, a batalha pela vida é exaustiva. Talvez você se encontre em um momento da sua vida em que você não quer deixar transparecer para ninguém, mas no seu interior você sabe que o vigor da caminhada não é mais o mesmo do início. A sua alma está cansada, desiludida, afadigada, e você sabe que não tem mais forças para prosseguir, forças para lutar contra as adversidades, suas esperanças se foram. Nessa hora, querido, se lembre das palavras que Jesus disse em Mateus 11:28-30: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas". O que você precisa é conhecer esse descanso, esse refrigério que só Jesus pode te dar. Besor significa "lugar refrescante", e o único lugar do mundo que pode refrigerar a sua alma nesses momentos de provações é na presença de Deus. Você pode estar cansado, exausto, não pode mais lutar, mas saiba de uma coisa: Descanse no Senhor Jesus, porque ele lutará por você! Ele agirá nos problemas em que você não tem mais forças para agir, deposite Nele as suas esperanças, e Ele tornará a trazer tudo, a paz, o vigor, a vitória!
Mas talvez você pense "eu não mereço". Alguns daqueles 400 homens que seguiram adiante com Davi também pensaram assim. No verso 22 eles não quiseram repartir os despojos de guerra com os cansados, porque estes não subiram a batalha com eles - "não lhes daremos do despojo que libertamos; mas que leve cada um sua mulher e seus filhos, e se vá", como se a bênção estivesse condicionada ao merecimento, as obras. Amigo, o que eu e você recebemos do Senhor Jesus o recebemos pela GRAÇA, e Jesus tem o melhor das bênçãos para repartir com você, se você o buscar, se você descansar na presença Dele, você não voltará desamparado, de mãos vazias, porque o preço do seu resgate, o preço da sua vitória Ele pagou com o seu próprio sangue.
Que você também possa ter essa experiência, descanse no ribeiro de Besor e deixe Davi lutar por você. Que Deus te abençoe.
Bençãos de Deus. Obrigada
ResponderExcluirGOSTEI DESTA PALAVRA,DEUS FALOU COMIGO DE FORMA PODEROSA.
ResponderExcluirPalavra abençoada.... preciso descansar no Ribeiro de besor. Obrigada.
ResponderExcluirMuito abençoada palavra. Vem de encontro às nossas necessidades.
ResponderExcluirMuito bem... Parabéns
ResponderExcluirDeus se fez presente através desta mersaguem falou grandemente comigo
ResponderExcluirEssa mensagem veio como resposta de Deus para a minha vida.
ResponderExcluirDeus falou profundo através dessa mensagem , deus abençoe essa pessoa com sua sabedoria, lhe der mais conhecimentos.
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirEm lágrimas 😢 que maravilhoso!!! Descansarei e esperarei a minha vitória
ResponderExcluir